terça-feira, 24 de junho de 2008

Pintando as Rodas

- Querosene e material de limpeza (pincel, trapos, mangueira...).
- Lixa fina (320 ou mesmo 400).
- Fita crepe, jornal e estilhete
- Tinta Duco automotiva ou similar (na cor que vc desejar)
- Compressor de ar com pistola de pintura.
- Verniz automotivo (poliester, bicomponente ou similar)
- Solvente para a tinta e o verniz (anjo)- Algumas horas de trabalho intercaladas em dias diferentes.

- No meu caso eu queria fazer a noite e em casa; então optei por não desmontar os pneus, também existe a vantagem de não detonar a tinta na remontagem; mas se vc tem a possibilidade de desmontar os pneus, isso facilita muito o trabalho, caso prefira fazer como eu; terá que mascarar todo o pneu. Comece limpando bem as rodas, tirando todo o resto de óleo e poeira existente; para isso o melhor ainda é limpar bem com um pincel e querosene para depois jogar água sobre pressão. Uma vez com as rodas já bem limpas; é importante "fosquear" a tinta antiga para que a nova tenha uma boa aderência; além disso se a roda estiver com arranhados essa é a hora de corrigi-los. Depois mascare todo o pneu usando a fita crepe e o jornal; comece isolando próximo as bordas com a fita crepe; e depois encape o restante com o jornal.

- Dilua a tinta (foi usada a tinta Duco pela resistência e facilidade de uso) para que ela fique com uma consistência próxima ou leite, nem muito aguada nem muito grossa; dê uma peneirada (usando por exemplo meia feminina), e regule a pistola fazendo testes até atingir a intensidade desejada, essa primeira mão eu costumo deixar bem fraca, só para pulveirizar mesmo assim eu garanto apenas uma base para a segunda mão; sem correr riscos de escorrer a tinta. Espere secar por algumas horas; e dê a segunda mão, faça isso quantas vezes forem necessárias até que a superficie esteja corretamente coberta de tinta (ATENÇÃO: não tenha pressa de cobrir tudo de tinta rapidamente.... isso pode causar problemas de pintura). Deixe então secar de um dia para o outro.


- Para dar um ar um pouco mais "profissional" e um acabamento melhor, nós resolvemos colocar alguns adesivos, tanto nas bordas, como no centro da roda, nesse caso nós fizemos num processo de impressão próprio, que garante a resistência ao tempo e a água; porém podem ser feitos adesivos plotados.
- Para o verniz nós utilizamos a base poliester; caso vc tenha acesso ao verniz bicomponente esse também é uma ótima alternativa, pois oferece resistência e "profundidade" a pintura. Basicamente o processo para passar o verniz é o mesmo da tinta; aplicando em várias camadas se garante uma boa cobertura e um acabamento legal, apenas atente para passar uma camada mais "generosa" sobre os adesivos; assim ele ajudará a mantê-los protegidos, lembrando que essa camada generosa não deve ser aplicada de uma única vez, correndo o risco de escorrer a tinta.


- Novamente espere secar de um dia para o outro; e caso seja necessário vc pode dar uma boa polida em toda a roda. Depois disso retire o jornal e a fita crepe, caso algum resto de tinta tenha atingido o pneu, limpe com o solvente e depois enxague com bastante água. E pronto as rodinhas estão pintadas..... caso tenha tirado os chumbos de balanceamento, não esqueça de fazer esse serviço novamente.


- Na hora de remontar as rodas no carro; aproveite para dar uma geral nas pinças e tambor de freios, nesses casos é importante limpar bem antes de pintar; e para as pinças as tintas resistentes a alta temperatura são as melhores; porém eu já usei várias vezes tinta automotiva em spray e nunca tive problemas.



Nenhum comentário: